Evite comprar o alho que já esteja descascado ou aberto.
Veja como fazer uma conserva e também como fritá-lo.
Evite comprar o alho que já esteja descascado ou aberto.
Os nutricionistas explicam que a casca roxa ou branca do alho não faz diferença, mas não é bom comprar se ela estiver ressecada ou com fungos. “Evite o alho que já esteja descascado ou aberto. A casca conserva mais as propriedades que o alho tem. Ele é rico em germânio que é um micro mineral que tem potencialidades excelentes principalmente contra o câncer, que já é comprovado cientificamente”, orientam.
O alho também contém zinco e selênio, antioxidantes que diminuem os riscos de doenças cardíacas e duas propriedades anti-inflamatórias: aliina e alicina. “A alicina tem propriedades antibióticas, para infecções e até mesmo para o tratamento de vermes. Também tem propriedade antioxidante, ajuda a combater os radicais que causam doenças graves como diabetes e hipertensão”, O alho também aumenta o ritmo do metabolismo, o que ajuda a queimar calorias. O alho, se ingerido regularmente, numa quantidade de 1 dente por dia, reduz o mau colesterol (LDL e VLDL) e triglicerídeos.
Os compostos sulfurosos, como o enxofre, ajudam no controle do colesterol da pressão e da glicose. “Muita gente tem o costume de retirar o miolinho do alho, porque acha que ele é que dá um sabor forte à comida, mas é justamente no miolo que está concentrada a maior parte das substâncias que fazem bem à saúde”.
Amasse só na hora de usar, se tiver sem casca, guarde na geladeira por no máximo três dias com casca sempre fora da geladeira. Um truque para descascar o alho é romper a casca fazendo pressão nos dois lados do dente do alho com uma faca. “Depois é só fazer um pequeno corte e a casca sai com muito mais facilidade”.
Ao fritar, não deixe dourar demais o alho. “Quando a gente aquece demais o alho, os ácidos e o enxofre se perdem, então ele deixa de ter as propriedades funcionais. “Recomendamos pelo menos três dentes de alho por dia. Uma alternativa é você amassar o alho com o azeite. Ele retira um pouco do aroma forte que o alho tem”.
Os chefes de cozinha indicam a conserva de alho para usar em saladas de folhas, carnes e sobre fatias de pão quente.
Alho em conserva
Asse a cabeça de alho inteira, em forno moderado, até começar a murchar. Espere esfriar e descascar. Coloque em uma vasilha e cubra com a mistura de azeite e vinagre (para cada colher de sopa de azeite, uma colher de sobremesa de vinagre (qualquer um menos de álcool ou balsâmico). Depois tempere com azeite, sal, pimenta do reino e orégano a gosto. Ao ser assado ele perde a ardência, tornando-se adocicado.
Alho frito
O alho laminado ou repicado deverá ser frito imerso em óleo ou azeite até dourar levemente, sem deixar escurecer. Escorrer em papel toalha. Este tipo de alho pode ser usado em diversas preparações, desde entradas frias, como ratatouille e caponata, até acrescentado ao arroz, brócolis ou carne grelhada.
Como se pode ver, o alho, além de muito saboroso, faz muito mais pela nossasaúde do que afastar vampiros, como dito nas lendas.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/09/alho-contem-propriedades-que-ajudam-no-controle-de-doencas.html
Ótimas dicas!
ResponderExcluirBjs