Todo o charme e o romantismo do fondue



     Hábito nascido na rusticidade dos camponeses das geladas montanhas suíças, o fondue transformou-se ao longo dos tempos num dos mais sofisticados, envolventes e românticos rituais gastronômicos. Típico do inverno, de chocolate, queijo ou carne, o fondue é um mundo de imaginação, sempre uma ótima ideia para se aquecer e reunir os amigos. Ou celebrar bons momentos a dois, em noites frias, chuvosas, de preferência à frente de uma lareira. É, antes de tudo, um momento de compartilhar emoções, vivências e os melhores sentimentos celebrando a vida. Um privilégio, em especial, dos que vivem em regiões mais frias como nós. E de quem tem um Mercado Público, com toda a sua exuberância e abundância de ingredientes para saborear um dos mais refinados pratos do mundo. Sem esquecer dos vinhos, claro.

Fondue combina com o frio
    
 Considerado uma das comidas mais sociais que existem, “porque na realidade estás compartilhando a mesma panela com todo mundo, um momento caloroso em volta do réchaud”,  sugere-se que se comece sempre pelo blend e garante que não tem mesa quieta quando tem um fondue servido. A receita inicial seria um ganache, (chocolate misturado com creme de leite) e mais uma porção de bebida alcoólica. Mudou para o gosto do brasileiro, que prefere uma coisa mais adocicada. Para quem vai começar no mundo do fondue  sugere-se uma receita mais adocicada, chocolate ao leite, com creme de leite. Com esses dois ingredientes, diz, já se está fazendo fondue. Mas, claro, pode se fazer adaptações: já fez de Ferrero Rocher, misturando castanha de caju e bebida adocicada de avelã.  

Segredinhos e dicas    
     Como todos os pratos e receitas, o fondue também tem as suas sutilezas. Por exemplo, depois de derreter o creme de leite e o chocolate,  recomenda-se que não se deixe o réchaud aceso porque pode queimar o chocolate. “Não tem problema se o chocolate esfriar, ele vai continuar com a mesma textura. O ideal é derreter o chocolate, colocar o creme de leite e levar para a mesa”, ensina. Outra dica fundamental é usar panela de barro. Para os fondues de queijos e carne sugere panelas de inox e de cobre. 



Frutas, muitas frutas
   O fondue de chocolate é o mais democrático possível. Com ele todas as frutas são bem aceitas, bergamota, laranja, abacaxi, morango, uva, mamão, melão. “Banana fica maravilhosa no fondue de chocolate. Todas as mães devem fazer porque é uma maneira de introduzir frutas para os seus filhos”, diz. Para os adultos sua sugestão é de chocolate amargo, com pequenas doses de bebidas alcoólicas, cointreau ou amarula, por exemplo. No fondue de queijo a bebida é usada para afinar a massa, e no de chocolate para engrossar o ganache.

Cuidadinhos no preparo
     Ressalta detalhes na feitura do fondue, como panelas. Por exemplo, no de queijo não recomenda panela de inox porque com a temperatura alta pode dessorar o produto. “O queijo é como chocolate, onde pegar muito calor dessora, separando a gordura da parte da nata”. O preparo é normal: chocolate derretido no banho-maria ou no microondas, sem precisar de choque térmico. “Talvez seja este o maior cuidado, o derretimento. Depois de estar quente, colocar imediatamente o creme, cuidando para o soro não cair de forma alguma nele. É importante cuidar a temperatura, 40º e mexer a cada meio minuto, tem que ser paciente com o chocolate, caso contrário queima no interior e por fora nem derreteu, queimando só a manteiga de cacau”, ensina.   

Foundue de carne e molhinhos
     Já no fondue de carne só três óleos podem ser usados: de milho, arroz ou girassol porque não deixam resíduos de gordura na carne. Ou gordura de côco, que era usada originalmente. A carne recomendada, claro, filé migon. Neste caso a panela pode ser de inox, ou de cobre. Quando faz o de carne, usa pãozinho, batatinhas, mas o segredo são os mo­lhinhos. “Os mais populares são o tártaro, picadinho de pepino, presunto com queiji­nho, o de alho com nata e alho desidratado, rosé, mistura de maionese com ketchup, o de geléia, chimia com carne e o de mostarda com creme de leite”, receita. E, para completar, sugere também uma redução de vinho, feito com molho de vinho, junto com berinjela. “Fica fantástico”, encerra.

As pedras preciosas e seu mês de nascimento!!!!!


Pedras de todos os tipos e tamanhos já foram chamadas de “ossos da Mãe Terra”. As pedras são usadas ​​como talismãs e amuletos desde os primórdios da história escrita, e provavelmente, bem antes dela.
Muitos acreditam que as pedras preciosas têm poderes místicos, e alguma delas estariam ligadas às estrelas e ao signo solar, trazendo boa sorte, saúde, prosperidade e felicidade para as pessoas nascidas em seus respectivos signos.

Com base na sua relação com os signos, as pedras preciosas são relacionadas a determinados meses– e às pessoas nascidas nesses meses podem se beneficiar delas.


Granada (janeiro): Granadas são pedras de pureza e verdade. São uma representação de lealdade e constância na amizade, um símbolo de amor e compaixão, e acredita-se que podem aumentar o desejo sexual. Estas pedras também têm o poder de ajudar as pessoas a obter sucesso, fama e popularidade, além de proporcionar proteção e despertar a consciência espiritual.

Ametista (fevereiro): Sua cor varia do lilás claro ao roxo profundo. Conhecida por incentivar o celibato, era usada como ornamento em igrejas da Idade Média. A ametista também simboliza a sobriedade.

Água-marinha (março): Sua cor varia do azul-claro ao azul médio. Diz a lenda que a água-marinha é o tesouro das sereias e teria o poder de proteger os marinheiros. A imersão em água fortalece seu poder. Também possuiria um efeito calmante, sobretudo entre casais casados, proporcionando proteção contra o mal.


Diamante (abril): Sugere a eternidade do amor. Os diamantes são símbolos tradicionais do amor. É considerada a mais pura das pedras preciosas.


Esmeralda (maio): As esmeraldas verde-escuro são consideradas mais valiosas que as de outros tons. São as joias da eterna primavera, com muito brilho e vida. São conhecidas por gerar ideias criativas durante os sonhos. Acredita-se que transmitam paciência em quem as usa e ajudam na meditação.


Pérola (junho): A beleza do brilho das pérolas é apreciada há séculos. Segundo uma antiga crença grega, as pérolas são capazes de promover a felicidade conjugal e evitam tristezas entre os recém-casados. Também são conhecidas por eliminar desequilíbrios emocionais.

Rubi (julho): O rubi é a mais cara de todas as gemas, com exceção de uma variedade rara de diamantes vermelhos. Segundo a crença popular, os rubis concedem felicidade, sabedoria e saúde para quem o sua. Também são conhecidos por manter o equilíbrio no amor e em todos os esforços espirituais.


Peridoto (agosto): Esta joia vulcânica abençoa quem a usa com sucesso, paz e boa sorte. Também proporciona força e vitalidade física. Ajuda a criar uma atitude positiva e a aliviar o medo espiritual.


Safira (setembro): A safira é conhecida como joia do céu ou joia divina. Simboliza a sinceridade e a fidelidade, e é conhecida por conceder a iluminação espiritual, a paz interior e um meio de expressão pessoal para quem as usa.

Opala (outubro): Acredita-se que a esta pedra possui um grande valor espiritual, e que brilha com energia extraordinária e positiva. Ela é um presságio de esperança e protege seu portador contra impurezas e problemas de saúde. Alguns a consideram uma pedra de má sorte.

Topázio (novembro): Segundo a crença grega, esta joia tem o poder de aumentar a força, dissipar encantamentos e melhorar a visão. Traz equilíbrio emocional ao portador, ajuda na regeneração espiritual, alivia o estresse e confere uma sensação de alegria.

Turquesa (dezembro): Na Antiguidade, era frequentemente incluída nas tumbas como proteção contra o mal, já que atrairia bons espíritos. A turquesa é conhecida por proporcionar riqueza e bem-estar a quem a usa, além de dar sorte no amor.


Não ignore essa sabedoria ancestral e carregue com você sua pedra preciosa. Você pode se surpreender com os resultados.

By Thaís Mesquita

Significado dos aromas dos INCENSOS.....

Conheça os significados de alguns aromas desse poderoso produto!


Os incensos têm como objetivo, energizar e transmutar as energias dos ambientes e das pessoas. São, por excelência, purificadores e condutores de vibrações, atuando nos locais e nos indivíduos onde são usados.
Perfumam os ambientes e renovam a carga energética estagnada e/ou negativa, não havendo qualquer contra-indicação, exceto para os alérgicos aos aromas, é claro.
Seu campo de atuação não se restringe apenas aos inanimados, ativando também nossa sensibilidade.
Existe um tipo e uma essência específica a ser utilizada para cada necessidade. Acenda um em cada ambiente de sua casa, sempre que sua intuição recomendar.
Os incensos são encontrados em diversas formas: em pastilhas, palitos, pó, etc.
Atendendo a pedidos, trago para vocês uma lista de alguns tipos e suas propriedades. Aproveitem! No mínimo, suas casas ficarão mais perfumadas.


ARRUDA - confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação.

ACÁCIA - evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo.

ABSINTO - favorece a clarividência. Também usado para proteção e amor.

ALECRIM - afasta a depressão, purifica o local em questão, e eleva o nível de pensamentos.

ALFAZEMA - eleva o astral e transmite tranqüilidade.

ALMÍSCAR - aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição.

ANGÉLICA - aumenta a proteção.

ARTEMÍSIA - faz aflorar a clarividência.

ANIS ESTRELADO - atrai a boa sorte.

BENJOIM - aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos.

CAMOMILA - melhora as finanças e acalma emocionalmente.

CANELA - é indicado para questões financeiras e tranqüiliza o ambiente.

CÂNFORA - aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa.

CEDRO - aumente a força física. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas.

CIPRESTE - aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.

COCO - traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.

CRAVO - abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança.

ERVA CIDREIRA - confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.

ERVA-DOCE - eficaz no "olho gordo"; como também promove a harmonia e paz.

EUCALIPTO - renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local.

HORTELà- anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.

JASMIM - aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente.

LAVANDA - elimina a depressão e confere um sono tranqüilo.

MANJERICÃO - traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.

MIRRA- estimula a intuição.

NOZ MOSCADA- alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida.

ORQUÍDEA - indicado para purificar o ambiente de trabalho e, ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.

PATCHULI- traz abundância e reativa a fertilidade.

PIMENTA DA JAMAICA - elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.

PINHO- atrai proteção e aumenta a fertilidade.

ROSA BRANCA- limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor.

SÂNDALO- ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição.

SÂNDALO BRANCO- traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação.

VERTIVER- é a fragrância que protege o comércio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte.

VIOLETA- ajuda a espantar as energias negativas.




Sabonetes Íntimos.......Vale a pena Usar?


Cada vez mais os sabonetes íntimos fazem parte da nossa rotina. Ajudam a combater micro-organismos indesejados e odores desagradáveis e ainda mantêm a pele fresca. Você já os incorporou à sua higiene diária?



       Os sabonetes íntimos chegaram às prateleiras em 2006 e de mansinho estão conquistando espaço no nosso nécessaire. Mas ainda provocam a dúvida: realmente são diferentes do sabonete básico do dia a dia? Você sabe, a região da vagina é delicada e merece atenção para lá de especial. Não só por ser a área da reprodução humana, mas também porque ali sempre há uma mistura um tanto esquisita (confessemos!), como lembra o professor Paulo Giraldo, titular de ginecologia da Universidade Estadual de Campinas (SP). O lugarzinho convive com urina, gordura, umidade, suor e células mortas que precisam ser retirados com cuidado e na medida. “A falta ou o excesso de higiene favorecem o surgimento de micro-organismos prejudiciais, que podem causar desde coceiras e corrimento até infecções urinárias”, alerta Paulo.

       Assim, ter um produto adequado para auxiliar na limpeza diária é uma medida bem vista pela maioria dos especialistas. Tanto que médicos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) revisaram mais de 140 trabalhos científicos sobre o tema e lançaram o 1º Folheto de Orientações sobre Higiene Íntima Feminina, distribuído nos consultórios. E é o tal do pH – índice usado para determinar o grau de acidez ou de alcalinidade de uma substância ou de certa área – que manda. Na vagina, o pH é ácido, em torno de 5,9. “Essa acidez é importante porque protege a região de fungos e bactérias que podem causar incômodos, desequilíbrios e até doenças”, esclarece Claudio Emilio Bonduki, professor de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (SP). A ideia, entretanto, não é ter uma área estéril: a delicada vulva já é povoada por lactobacilos, bactérias que atuam na manutenção de sua saúde – e a ordem é que elas continuem lá.

        Então, qual é o papel do sabonete íntimo nessa história? “A grande diferença desse tipo de sabonete está justamente no pH”, diz Rosa Maria Neme, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). “Enquanto os comuns têm pH alcalino, que torna as condições desfavoráveis para o desenvolvimento dos lactobacilos que protegem a vulva, os íntimos têm o pH ácido e limpam sem agredir a camada protetora da pele”, explica Paulo Giraldo. “Outra vantagem: a versão em barra normalmente é compartilhada por toda a família, o que facilita a contaminação, enquanto os líquidos são usados pontualmente.” Portanto, você pode trocar o sabonete comum pelo íntimo na hora do banho diário. Mas há uma regra: o sabonete íntimo está restrito à parte externa da região genital, por isso jamais pode ser usado nas duchas vaginais. E se ele quase não fizer espuma, não se preocupe – é porque contém pouco detergente, outro fator importante para não comprometer a saúde da região. Último aviso: se mesmo fazendo uma higiene adequada você sentir ardência, irritação, coceira ou sensibilidade, consulte seu ginecologista imediatamente.

Prateleira

Higeia Sabonete Íntimo, Natura, R$ 24.

Tem pH fisiológico fundamental para manter a integridade da região e fragrância que neutraliza maus odores.

Double Effect, Nivea, R$ 14.

Contém ácido lático, que ajuda a fortalecer a barreira de defesa da pele, e óleo de abacate.

Sabonete Líquido Íntimo, Íntimus, R$ 9.

A fórmula rica em glicerina e aloe vera é confortável e prolonga a sensação de bem-estar.

Dermacyd Delicata, Sanofi-Aventis, R$ 20.

Graças à ação do ácido lático, mantém o equilíbrio do ph e suaviza odores eventuais.