Química da Beleza!!!!!!!!




            
            A tecnologia dos cosméticos está cada vez mais evoluída, e não era pra menos, ela investe no público mais consumidor que existe: as mulheres. Elas se perfumam, cuidam dos cabelos, se maquilam, ficam belas e ganham o mundo! 

          Está na hora de conhecer um pouco mais sobre os milagrosos produtos de beleza, acompanhe a composição de alguns dos itens indispensáveis na bolsa feminina: 





Blush (pó facial): estão entre os ingredientes, talcos e componentes minerais. O pó facial, ou pó compacto, contém carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de zinco (ZnO). 








Batons: possuem na composição álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelin, cera de abelha, etc. O batom ultrafixante é composto por altas concentrações de cera, baixas de óleo e altas de pigmento. O batom de textura cremosa é composto por baixo conteúdo de cera e altas concentrações de óleo. 








Perfumes: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico. 










Antitranspirante: o ingrediente Cloreto de alumínio hidratado (AlCl3.6 H2O) é fundamental, além de conter álcool e perfume. 









Hidratantes corporais: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc. 








Xampus: contém alginato de sódio (NaC6H7O6), que age como espessador para facilitar o espalhamento pelos fios. 









Condicionadores: contém na composição alcoóis, álcool comum e álcool oleico, esse último age como emoliente, o responsável por condicionar os fios. 





Espero que tenham gostado........um pouquinho de química em nossas vidas!!!!!!!

By Thaís Mesquita

Seque 3 Kg em 1 Semana com Limonada


O limão é uma fruta cítrica de gosto azedo, mas reconhecida pelos benefícios proporcionados por suas propriedades. É bastante utilizado com fins estéticos, curativos, culinários e também para combater a obesidade. Tendo ácido cítrico, sais e outros elementos como princípios ativos, a fruta costuma ser objeto de estudos, alguns responsáveis por comprovar suas qualidades.
Dentre suas indicações, o uso do limão é recomendado para combater problemas como ácido úrico, além de patologias como reumatismo, asteroesclerose, ateromas, gripes, dores de garganta, frieiras, caspas, além de ser cicatrizante e antiácido. Seu uso também é muito indicado para o processo de emagrecimento, fazendo parte de diversas dietas saudáveis.
A seguir você confere uma delas, com cerca de 800 calorias por dia, associada a  uma receita especial de limonada que vai ajudar você eliminar aqueles indesejados quilinhos e ainda combater o envelhecimento do corpo. Além de muito refrescante o limão é um excelente desintoxicante, contribuindo para o emagrecimento e para a saúde da pele.
Com a dieta você pode perder até 3 quilos em apenas 1 semana, confira:
  • Suco de Limão  -> o suco de limão, feito com ½ limão espremido em 1 copo de água deve ser consumido 3 vezes ao dia, sempre meia hora antes das principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar, sendo que na parte da manhã deve ser tomado em jejum.
  • Café da Manhã-;  1 mamão papaia salpicado com 1 colher de aveia e 1 copo de iogurte diet;
  • Lanche da Manhã -; 1 barrinha de cereal light;
  • Almoço -;  1 prato de salada de folhas verdes (alface, rúcula, agrião) e 1 tomate temperados com azeite extra virgem, gotas de limão e sal; 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha pequena de lentilhas ou de feijão, 2 colheres de sopa de carne bovina magra picada com legumes;
  • Lanche da Tarde -; 1 fruta a sua escolha;
  • Jantar -; 1 prato de sopa de legumes com 2 torradinhas integrais picadas e 1 taça de gelatina diet;
O limão é emagrecedor e desintoxicante, contudo as pessoas devem estar atentas a própria sensibilidade e evitar  consumir mais do que 2 unidades por dia. Em pessoas com muita sensibilidade ao ácido cítrico podem surgir aftas.

Como montar uma MARMITA saudável!!!!!!!


Arroz soltinho, carne macia e suculenta, feijão bem temperadinho, salada de folhas frescas... Hummm... Almoçar uma comida caseira todos os dias é uma delícia, não é? Saiba que mesmo quem trabalha ou estuda – e passa o dia todo fora – pode saborear receitas feitas em casa: basta montar uma marmita! Mas para que o seu cardápio seja saudável e balanceado, é importante seguir alguns cuidados.


“A marmita deve conter alimentos variados e coloridos. Por isso, inclua sempre legumes e verduras refogados e crus. Solte a criatividade, use desde alface, agrião, tomate, cenoura e beterraba crua ralada até vagem e brócolis cozidos. Tempere com sal e vinagre a gosto e uma colher (chá) de azeite extravirgem. Sua refeição deve incluir também carboidratos (como arroz ou massa integral, batata, mandioca), leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha), proteínas (carne, frango, peixes, ovos) e uma fruta”, aconselha Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Porém, as quantidades e as combinações dos ingredientes podem ser alteradas conforme o objetivo e as necessidades de cada um. E atenção: nunca misture a salada com a comida que será aquecida e leve sempre o tempero à parte!


O cardápio a seguir, elaborado por Roseli, é ideal para dar ânimo e contém os nutrientes essenciais para quem trabalha em um escritório ou estuda. Já os que desempenham tarefas pesadas, que demandam um gasto calórico maior, devem aumentar o consumo de carboidratos, proteínas e frutas, ou seja, alimentos que fornecem energia. E se você está de olho na balança, reduza a ingestão de carboidrato, mas inclua alimentos de todos os outros grupos. “Caso contrário, você correrá o risco de sentir indisposição, e a fome aparecerá em pouco tempo”, avisa a nutricionista.


Cardápio saudável e nutritivo


Veja como montar sua marmita a cada dia da semana:

Segunda-feira
– ½ prato de salada
– 3 colheres (sopa) de arroz integral com vagem
– ½ concha de feijão
– 1 porção de picadinho com abóbora
– 1 fatia de melão

Terça-feira
– ½ prato de salada
– 1 batata cozida
– 1 posta de salmão grelhado
– 1 colher (sopa) de espinafre refogado
– 1 fatia de abacaxi

Quarta-feira
– ½ prato de salada
– 3 colheres (sopa) de arroz com brócolis
– 1 filé de frango ao molho madeira
– 1 kiwi

Quinta-feira
– ½ prato de salada
– 1 prato (sobremesa) de macarrão ao sugo
– 1 filé de pescada grelhado
– 1 ameixa vermelha

Sexta-feira
– ½ prato de salada
– 3 colheres (sopa) de arroz integral com cenoura ralada
– 3 colheres (sopa) de lentilha cozida
– 1 pedaço de frango de panela
– 1 colher (sopa) de couve refogada
– 1 maçã

Marmita gostosa


Para evitar que a comida resseque, opte por carnes e frangos que levam molho no preparo. E se quiser deixar sua refeição ainda mais saborosa, com gostinho de comida caseira, recorra aos temperos e caldos Knorr. Práticos e deliciosos, eles deixam sua receita irresistível. 

Dicas para um ACAMPAMENTO bem sucedido!!!!!!


O PRIMEIRO ACAMPAMENTO

 

Para diversas pessoas que nunca acamparam é comum dois tipos de conceitos: os que sonham em fazer um turismo mais selvagem ou rústico e os que querem distância do desconforto. Em ambos os casos a experiência do primeiro acampamento poderá ser bem diferente da primeira idéia que se foi idealizada. Aos que garantiam que o campismo é desconfortável, serão surpreendidos por um conforto fenomenal de alto grau de contato com a natureza, além da comodidade dos equipamentos cada vez mais modernos. Por outro lado, aos que esperavam maravilhas, poderão ser vítimas de imprevistos se não houver um bom planejamento da viagem.

 

Primeiros passos

 

É comum entre os “marinheiros de primeira viagem”, na hora da aquisição dos equipamentos, a preocupação com objetos clássicos. São esses, além da barraca, os cantis, canivetes suíços, lanternas, sacos de dormir e alguns outros. Realmente esses equipamentos são bastante importantes, porém há de se pensar em outros objetos também indispensáveis em um acampamento. Lembre-se que você irá precisar de produtos de higiene pessoal, primeiros socorros, pratos, talheres, panelas, sal, açúcar e etc. Imagine-se em um paraíso natural, mas não se esqueça das coisas que fazem parte do seu dia a dia e que não serão tão diferentes assim em seus dias de acampamento. Faça um inventário de tudo o que for precisar, o que vai fazer e como será a sua rotina nos dias de lazer e diversão.


 Aquisição

    

 Ao escolher uma barraca, atente para cada um dos três tipos principais. Dentre cada um deles, avalie o material, e principalmente o número de pessoas que estes comportam. Leve em conta que as fábricas colocam o número de pessoas por área mínima, ou seja, as pessoas teoricamente se dispõem apertadas e sem espaço para outros pertences, como bolsas e mochilas. Lembre-se de que você possui roupas, e outros acessórios que não poderão ficar de fora.


          Tipos de Barracas:

          1. Canadense: Barraca em formato triangular, tem pouco espaço interno, pesada devido a sua armação que geralmente é feita de aço.

          2. Iglu: constituído basicamente por duas varetas que se cruzam e mantém a barraca armada, mesmo ser estar especada, tem boa resistência ao vento e não é mais leve.

          3. Tubular: Barraca em formato de túnel, bastante resistente ao vento e leve devido sua estrutura de varetas curvadas, possui amplo espaço interno.

Da mesma forma, avalie as relações custo, benefício e uso dos outros acessórios: Sacos de dormir possuem modelos para cada tipo de temperatura e região; fogareiros podem ser grandes e confortáveis ou pequenos e fáceis de carregar; Colchonetes são baratos e volumosos e colchões infláveis mais caros e compactos em viagem. O mesmo acontece com todos os demais equipamentos.

Não se esqueça de levar em conta o tipo de transporte que será utilizado na primeira viagem: Carro, ônibus, moto, bicicleta, trilha e etc. Em qualquer um deles é possível fazer um acampamento de sucesso.

Depois de adquirir todos os equipamentos adequados com suas necessidades, é hora de testá-los e escolher o destino de sua primeira viagem.

É importante testar todos os seus equipamentos no seu domicílio, começando pela barraca. Monte-a em sua casa mesmo que seja no meio da sala. Verifique se está completa, se não faltam alguma varetas (estrutura), amarras e principalmente espeques. Verifique também se todas as coberturas estão presentes. Faça o mesmo com o restante dos equipamentos. 

Para sua primeira viagem escolha uma localidade próxima. Previna-se com a previsão do tempo. As grandes chuvas costumam ser o grande terror dos principiantes, tornando-se muitas vezes verdadeiros traumas, apesar de serem apenas um contratempo. Procure um camping com boa infra-estrutura. Você não precisa se aventurar no meio do mato de primeira. Aproxime-se de campistas experientes, pois estes lhe darão dicas valiosas para um bom acampamento.

 

Acampando

 

No camping, estenda uma lona no chão para proteger o piso da barraca contra pedras, raízes e objetos cortantes. 


Não deixe que partes da lona sobrem para fora do piso da barraca, pois em caso de chuva a água escorrerá para a parte inferior do piso, obrigando você a secá-lo na hora de ir embora. 


Se for acampar em locais frios, coloque uma camada de jornal ou papelão no chão, pois eles irão isolar o colchonete do frio e impedirá que a umidade da terra passe para dentro da barraca. E acredite, molha mesmo! 


Comece a montar sua barraca estendendo o piso sobre a lona e prenda as quatro extremidades com os espeques correspondentes. Estique bem. Prepare as varetas e prenda-as ao dormitório como for receitado em cada uma das diferentes barracas. Depois do dormitório, é a vez de prender a cobertura. 


É importante colocar todos os espeques e prender todas as amarras que a barraca possui, pois apesar de às vezes não parecerem necessárias, em caso de ventania, o equipamento poderá rasgar. É importantíssimo que o pano externo nunca se encoste ao interno, pois a água passará para dentro causando um enorme incômodo. Para terminar, estenda, se for possível, uma lona de cor clara por cima. Isto irá aumentar a vida útil da sua barraca, principalmente se esta for do tipo iglu. Para amarrar lonas ou outras coberturas, você poderá utilizar cordas do tipo sisal. São cordas baratas e se deixadas na natureza, são decompostas rapidamente e sem agredi-la.


Escolha o local sempre com boas sombras. Procure analisar a natureza a sua volta e seus componentes mais próximos. Estude o caminho do Sol para maior comodidade. Em campings, procure evitar locais muito próximos dos banheiros, entrada/saída e pavilhões de lazer. Leve sempre consigo panos para limpeza e cordas. Certamente serão úteis.

      Sempre deixar a barraca fechada, mesmo durante o dia - Você não vai querer dormir com uma aranha ou qualquer outro tipo de bicho na sua barraca.
      

 Comportamento


Como você vai ao camping, familia, solteiros, amigos, casal? Os camping tem atrações diferenciadas. Sabendo quem vai é mais fácil de escolher o locar.


  1. Saia de casa o mais cedo possível e de preferência não almoce na estrada. No mínimo é uma parada de uma hora e depois dá "aquela moleza" no reinício da viagem. Leve frutas, barras de cereais e água no carro e deixe para almoçar, sossegado, quando chegar ao destino. Tenha à mão no carro saco plástico para os detritos e papel higiênico para qualquer eventualidade.
  2. Tem uma estrutura grande? Alguns camping delimitam a área de cada barraca, isso obrigará a montar apenas parte de sua casa. Camping maiores não fazem nenhum tipo de restrição ao tamanho da barraca. Sempre é bom se informar antes.
  3. Gosta de pescar? Conheço no mínimo uns três campings que tem lagos para pesca e que não cobram nada, é só chegar jogar a vara na água e contar historias.
  4. Gosta de churrasco? Procure os que tenham locais cobertos para fazer seu churrasco, tipo área coletiva, vc não precisa usar a churrasqueira de lá, mas pelo menos não fará churrasco na chuva, nem irá assar seu gazebo.
  5. Gosta de dormir o dia inteiro? Procure campings com bastante árvores, elas tornaram o calor mais ameno dentro da barraca.
  6. Cumprimente sempre seus vizinhos. Geralmente os bons papos e as novas amizades se iniciam após um cumprimento cordial, seja ao lado da barraca, nos banheiros ou nos lava-pratos.
  7. Camping é um local onde a solidariedade é uma prática comum. Problemas mecânicos em carro, dificuldade na montagem da barraca ou imprevistos após chuva forte, por exemplo, são momentos onde sempre aparecem vizinhos prontos a ajudar. Na maioria das vezes nem precisa pedir, basta verem que você está com alguma dificuldade e já oferecem ajuda. Faça o mesmo quando ver alguém passando por algum tipo de apuro.
  8. Por ter se esquecido de trazer, às vezes algum campista pede emprestado aos seus vizinhos alguma coisa como uma caixa de fósforos, um abridor de lata, uma grelha para churrasco, etc., e normalmente é atendido com a melhor boa vontade. Como isso um dia pode acontecer também com você, procure atender no que estiver ao seu alcance, mantendo assim o espírito de camaradagem que impera nos campings.
  9. No camping não jogue lixo no chão. Acondicione sempre em sacos plásticos e deposite-o nos lugares apropriados - lembre-se que o lugar mais limpo é aquele que não se suja. Ao desmontar o equipamento para ir embora verifique a área para ver se não esqueceu nada e recolha qualquer lixo que tenha caído no chão. Deixe a área da forma como gostaria de encontrar quando chegasse num camping.
  10. Se você gosta de curtir um som ou leva televisão para o camping, mantenha sempre o volume em nível suficiente para você ouvir, mas sem incomodar seus vizinhos. As barracas não têm qualquer tipo de isolamento acústico, as preferências musicais são diferentes entre as pessoas e nem todos acompanham novelas.
  11. Respeite sempre o horário de silêncio. Não incomode os outros da mesma forma como você não gostaria de ser incomodado.
  12. Se ocorrer de você ter um vizinho com comportamento inadequado (som muito alto, palavreado, atitudes, etc.) jamais discuta ou faça interpelações. Procure o administrador e faça sua queixa, sempre se baseando no cumprimento do regulamento que a maioria dos campings organizados tem.

       O que levar?

Essencial:
- abrigo: barraca ou rede, saco de dormir, lona, etc.
- kit fogo: isqueiro, fósforo, pederneira, vela.
- kit primeiros socorros: remédios de dor, estomago, febre, curativos, etc.
- kit pesca: só para lugares que tenha peixe.
- kit higiene: papel higiênico, pasta de dente, escova de dente, fio dental, sabonete, toalha, etc.
- kit comida: talheres, prato, panela, esponja, palha de aço, sabão.
- roupas: Aqui depende de cada um e de quantos dias serão o camping, mas sempre leve um casaco e roupas reserva.
- ferramentas: canivete, faca, facão, lanterna, etc.
- repelente e protetor solar
- câmera fotográfica: para registrar os bons momentos
-cantil de água: Prefira de alumínio, pois você pode esquentar a água colocando ele no fogo.
- comida: se o acampamento for em grupo, os organizadores são responsáveis pelas principais refeições do dia, porém leve sempre barra de cereal, bolacha água e sal, um doce, etc.

E tenha uma boa viagem........



Verão chegando.....cuidado com o SOL!!!!!!


CUIDADOS COM O SOL
Preste atenção para não se queimar pois o bronzeado já é um sinal de dano à sua pele causado pelo sol. E é um dano que se acumula, dia após dia, por toda a sua vida.

Efeitos benéficos

A luz do sol promove a síntese da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo. Há também evidência de uma ligação entre exposição solar, produção aumentada de hormônios e melhora da disposição e do humor. Isto parece ter um papel importante na manutenção da saúde mental e dos ritmos circadianos. A privação prolongada de luz do sol, tal como ocorre em países do extremo norte durante o inverno, pode levar a distúrbios de ordem afetiva sazonal, caracterizado pela conhecida depressão nos invernos.

Efeitos maléficos

As alterações que ocorrem na sua pele pela exposição ao sol são: bronzeado, queimadura, sardas, reações de fotossensibilidade, imunossupressão, entre outras.
Essas alterações levam anos para se desenvolver e causam: rugas, manchas, perda de elasticidade e fotoenvelhecimento.

Alterações graves como o câncer de pele podem ser letais e a maioria deles resulta de exposição excessiva à luz do sol. Os principais tipos são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular, epidermóide ou escamoso, e o melanoma. O câncer de pele é completamente curável quando tratado em seus estágios mais precoces.

Todo mundo necessita se proteger do sol. Não importa a idade ou cor da pele.

O cuidado deve ser redobrado para quem tem a pele muito branca, olhos claros, cabelo vermelho, sardas, pessoas cuja pele se queima muito, mesmo com pouca exposição ao sol, bebês e crianças pequenas, pessoas com vitiligo, albinismo, porfirias, xeroderma pigmentoso, lupus eritematoso, eczema, rosácea e herpes simples.
Quando a pele é exposta à radiação ultravioleta, uma resposta da pele para se proteger tem início. As células chamadas de melanócitos, presentes na epiderme, produzem o pigmento melanina. Essa melanina pode absorver radiação UV e proteger a pele. Pessoas com pele mais escura têm a mesma quantidade de melanócitos que aqueles com pele clara, mas podem produzir mais melanina, o que lhes dá maior proteção.


Limite seu tempo no sol, apesar da hora ou estação. Evite pegar sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando raios de sol são os mais fortes. Procure ficar na sombra.


Cubra-se com roupas apropriadas, chapéu e óculos escuros.
Protetor solar, filtro solar, fotoprotetor ou fotobloqueador
Use um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais alto sempre que você estiver ao ar livre, até mesmo para esperar um ônibus na rua. Ele pode reduzir a incidência da maioria dos tipos comuns de câncer de pele e diminuir o envelhecimento precoce da pele.

Escolha um protetor solar com ingredientes que bloqueiam tanto os raios ultravioleta B quanto os ultravioleta A. Quanto mais alto o número do FPS, maior a proteção contra o sol. 
Se possível, aplique-o 15 a 30 minutos antes de sair ao sol e reaplique o protetor solar se você suar, nadar, ou pelo menos de 2 em 2 horas. Atenção particular deve ser dada à proteção das mãos, ombros, orelhas, pescoço, nariz, pés, lábios e a área em volta dos olhos. Evite contato com os olhos e pálpebras.





Todo o charme e o romantismo do fondue



     Hábito nascido na rusticidade dos camponeses das geladas montanhas suíças, o fondue transformou-se ao longo dos tempos num dos mais sofisticados, envolventes e românticos rituais gastronômicos. Típico do inverno, de chocolate, queijo ou carne, o fondue é um mundo de imaginação, sempre uma ótima ideia para se aquecer e reunir os amigos. Ou celebrar bons momentos a dois, em noites frias, chuvosas, de preferência à frente de uma lareira. É, antes de tudo, um momento de compartilhar emoções, vivências e os melhores sentimentos celebrando a vida. Um privilégio, em especial, dos que vivem em regiões mais frias como nós. E de quem tem um Mercado Público, com toda a sua exuberância e abundância de ingredientes para saborear um dos mais refinados pratos do mundo. Sem esquecer dos vinhos, claro.

Fondue combina com o frio
    
 Considerado uma das comidas mais sociais que existem, “porque na realidade estás compartilhando a mesma panela com todo mundo, um momento caloroso em volta do réchaud”,  sugere-se que se comece sempre pelo blend e garante que não tem mesa quieta quando tem um fondue servido. A receita inicial seria um ganache, (chocolate misturado com creme de leite) e mais uma porção de bebida alcoólica. Mudou para o gosto do brasileiro, que prefere uma coisa mais adocicada. Para quem vai começar no mundo do fondue  sugere-se uma receita mais adocicada, chocolate ao leite, com creme de leite. Com esses dois ingredientes, diz, já se está fazendo fondue. Mas, claro, pode se fazer adaptações: já fez de Ferrero Rocher, misturando castanha de caju e bebida adocicada de avelã.  

Segredinhos e dicas    
     Como todos os pratos e receitas, o fondue também tem as suas sutilezas. Por exemplo, depois de derreter o creme de leite e o chocolate,  recomenda-se que não se deixe o réchaud aceso porque pode queimar o chocolate. “Não tem problema se o chocolate esfriar, ele vai continuar com a mesma textura. O ideal é derreter o chocolate, colocar o creme de leite e levar para a mesa”, ensina. Outra dica fundamental é usar panela de barro. Para os fondues de queijos e carne sugere panelas de inox e de cobre. 



Frutas, muitas frutas
   O fondue de chocolate é o mais democrático possível. Com ele todas as frutas são bem aceitas, bergamota, laranja, abacaxi, morango, uva, mamão, melão. “Banana fica maravilhosa no fondue de chocolate. Todas as mães devem fazer porque é uma maneira de introduzir frutas para os seus filhos”, diz. Para os adultos sua sugestão é de chocolate amargo, com pequenas doses de bebidas alcoólicas, cointreau ou amarula, por exemplo. No fondue de queijo a bebida é usada para afinar a massa, e no de chocolate para engrossar o ganache.

Cuidadinhos no preparo
     Ressalta detalhes na feitura do fondue, como panelas. Por exemplo, no de queijo não recomenda panela de inox porque com a temperatura alta pode dessorar o produto. “O queijo é como chocolate, onde pegar muito calor dessora, separando a gordura da parte da nata”. O preparo é normal: chocolate derretido no banho-maria ou no microondas, sem precisar de choque térmico. “Talvez seja este o maior cuidado, o derretimento. Depois de estar quente, colocar imediatamente o creme, cuidando para o soro não cair de forma alguma nele. É importante cuidar a temperatura, 40º e mexer a cada meio minuto, tem que ser paciente com o chocolate, caso contrário queima no interior e por fora nem derreteu, queimando só a manteiga de cacau”, ensina.   

Foundue de carne e molhinhos
     Já no fondue de carne só três óleos podem ser usados: de milho, arroz ou girassol porque não deixam resíduos de gordura na carne. Ou gordura de côco, que era usada originalmente. A carne recomendada, claro, filé migon. Neste caso a panela pode ser de inox, ou de cobre. Quando faz o de carne, usa pãozinho, batatinhas, mas o segredo são os mo­lhinhos. “Os mais populares são o tártaro, picadinho de pepino, presunto com queiji­nho, o de alho com nata e alho desidratado, rosé, mistura de maionese com ketchup, o de geléia, chimia com carne e o de mostarda com creme de leite”, receita. E, para completar, sugere também uma redução de vinho, feito com molho de vinho, junto com berinjela. “Fica fantástico”, encerra.

As pedras preciosas e seu mês de nascimento!!!!!


Pedras de todos os tipos e tamanhos já foram chamadas de “ossos da Mãe Terra”. As pedras são usadas ​​como talismãs e amuletos desde os primórdios da história escrita, e provavelmente, bem antes dela.
Muitos acreditam que as pedras preciosas têm poderes místicos, e alguma delas estariam ligadas às estrelas e ao signo solar, trazendo boa sorte, saúde, prosperidade e felicidade para as pessoas nascidas em seus respectivos signos.

Com base na sua relação com os signos, as pedras preciosas são relacionadas a determinados meses– e às pessoas nascidas nesses meses podem se beneficiar delas.


Granada (janeiro): Granadas são pedras de pureza e verdade. São uma representação de lealdade e constância na amizade, um símbolo de amor e compaixão, e acredita-se que podem aumentar o desejo sexual. Estas pedras também têm o poder de ajudar as pessoas a obter sucesso, fama e popularidade, além de proporcionar proteção e despertar a consciência espiritual.

Ametista (fevereiro): Sua cor varia do lilás claro ao roxo profundo. Conhecida por incentivar o celibato, era usada como ornamento em igrejas da Idade Média. A ametista também simboliza a sobriedade.

Água-marinha (março): Sua cor varia do azul-claro ao azul médio. Diz a lenda que a água-marinha é o tesouro das sereias e teria o poder de proteger os marinheiros. A imersão em água fortalece seu poder. Também possuiria um efeito calmante, sobretudo entre casais casados, proporcionando proteção contra o mal.


Diamante (abril): Sugere a eternidade do amor. Os diamantes são símbolos tradicionais do amor. É considerada a mais pura das pedras preciosas.


Esmeralda (maio): As esmeraldas verde-escuro são consideradas mais valiosas que as de outros tons. São as joias da eterna primavera, com muito brilho e vida. São conhecidas por gerar ideias criativas durante os sonhos. Acredita-se que transmitam paciência em quem as usa e ajudam na meditação.


Pérola (junho): A beleza do brilho das pérolas é apreciada há séculos. Segundo uma antiga crença grega, as pérolas são capazes de promover a felicidade conjugal e evitam tristezas entre os recém-casados. Também são conhecidas por eliminar desequilíbrios emocionais.

Rubi (julho): O rubi é a mais cara de todas as gemas, com exceção de uma variedade rara de diamantes vermelhos. Segundo a crença popular, os rubis concedem felicidade, sabedoria e saúde para quem o sua. Também são conhecidos por manter o equilíbrio no amor e em todos os esforços espirituais.


Peridoto (agosto): Esta joia vulcânica abençoa quem a usa com sucesso, paz e boa sorte. Também proporciona força e vitalidade física. Ajuda a criar uma atitude positiva e a aliviar o medo espiritual.


Safira (setembro): A safira é conhecida como joia do céu ou joia divina. Simboliza a sinceridade e a fidelidade, e é conhecida por conceder a iluminação espiritual, a paz interior e um meio de expressão pessoal para quem as usa.

Opala (outubro): Acredita-se que a esta pedra possui um grande valor espiritual, e que brilha com energia extraordinária e positiva. Ela é um presságio de esperança e protege seu portador contra impurezas e problemas de saúde. Alguns a consideram uma pedra de má sorte.

Topázio (novembro): Segundo a crença grega, esta joia tem o poder de aumentar a força, dissipar encantamentos e melhorar a visão. Traz equilíbrio emocional ao portador, ajuda na regeneração espiritual, alivia o estresse e confere uma sensação de alegria.

Turquesa (dezembro): Na Antiguidade, era frequentemente incluída nas tumbas como proteção contra o mal, já que atrairia bons espíritos. A turquesa é conhecida por proporcionar riqueza e bem-estar a quem a usa, além de dar sorte no amor.


Não ignore essa sabedoria ancestral e carregue com você sua pedra preciosa. Você pode se surpreender com os resultados.

By Thaís Mesquita